terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como desembaraçar sua bagagem despachada do exterior (PORTO SANTOS)

Após experiência desgraçadamente traumática com minha mudança, despachada de Londres para o Porto de Santos, faço este guia. Pela cidadania, contra os malditos atravessadores, contra a política de “criar dificuldades para vender facilidades”, contra o abuso econômico de armazéns e empresas de logística, e para para facilitar a vida de colegas estudantes e moradores do exterior que, como eu, retornam ao Brasil e despacharam pertences por via marítima. Aliás, leve no avião o que der e o que não der!
Há muita burocracia para se liberar uma bagagem desacompanhada, despachada para o porto de Santos. Mas é vantagem você cuidar disso pessoalmente.
Lição número um, de suma importância: você não precisa de um despachante alfandegário. REPITO: VOCÊ NÃO PRECISA DE DESPACHANTE ALFANDEGÁRIO. Ele só vai lhe atrapalhar e fazê-lo gastar mais. O sistema da Receita Federal é burocrático, mas muito amigável com o interessado, OU SEJA, VOCÊ EM PESSOA. Tenho a impressão que certas categorias de “facilitadores” serão extintas com a evolução do Estado e com a informatização, como já ocorre com o DETRAN. É mito a ideia de que  você precisa de alguém pra cuidar de sua bagagem.
Primeiro de tudo, cuide para que o despacho venha em seu nome, e não de uma empresa. Quando mandar as coisas do exterior, faça com que os documentos venham em seu nome, para seu endereço no Brasil.
O documento fundamental, que inicia Tudo, é o tal BL, o 'bill of landing'. Veja o danado aqui embaixo:






Ele chega ao seu endereço no Brasil, por.correio ou courier. Três vias originais. NÃO as perca de jeito nenhum! Isso é o passaporte pra sua carga. Perdeu, game over.

Agora, você precisa de 2 ou 3 dias inteiros em Santos, para liberar. Quanto mais cedo começar, menos armazenagem. Creia-me, você quer pagar o mínimo, que já é caro. Meus 2 meses, carga de 165kg e 2m3 ficaram em 3400, só de armazém. Se liberar em uma semana, poderia  derrubar isso pra uns mil e poucos. Estou quase abandonando tudo, ainda negociando com a droga do depósito, mas isto é outra história...


1- “Ingredientes” antes de descer:
·      Não deixe de ler as regras da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/BagagemDesacompanhada.htm
·      BL original e 4 cópias;
·      Página da foto do passaporte: 4 cópias;
·      CPF e RG - 4 cópias;
·      Passaporte completo, todos as páginas, Todas! (duas cópias – pra RFB e pra Marinha Mercantil);
·      lista de bens com valores aproximados em reais;
·      Comprovantes de que morou fora por um ano: passagens, aluguel, matrícula da faculdade, documento estudantil, declaração do consulado, etc.

·      Compre um envelope escrito ‘DSI’ EM QUALQUER PAPELARIA ao redor da alfândega: tem uma na Braz cubas.

Um detalhe importante: trabalha-se muito em todos estes lugares: das nove ao meio-dia e das duas às cinco. São europeus: fecham tudo por duas horas. Uma civilidade invejável!

Siscomex e ICMS

Extras que podem agilizar muito sua vida, principalmente se o funcionário da receita não for prestativo (devo salientar que, no meu caso, foi muito prestativo):
·     
1- faça uma senha pro Siscomex: veja comono site da receita: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/siscomex/siscomex.htm
Talvez tenha que ir pessoalmente a uma secretaria da receita na sua cidade. Ande com todos os docs listados acima, pois podem pedir para liberar uma habilitação/senha. De posse da senha, faça login e registre seu BL e a lista de bens. Você estará gerando uma DSI, ou seja, 'declaração simplificada de importação”. Imprima umas 4 cópias. Ganhou 2 ou 3 horas só com isso!

Isenção de Icms
 Preencha isso, após ter a DSI registrada (acima), com dados do BL e da DSI: WWW.fazenda.sp.gov.br/simp/ - coloque seu CPF e o número da DSI que você já deveria ter gerado! Nos campos respectivos, ponha adição n.o 1; clas tarifária = 00000; trat tibut.o 4; Fundamento legal: artigo 8.o do anexo I do anexo do ICMS (DEC 45.490/00).  Imprima 3 cópias.

Ok, você está pronto para descer pra SANTOS COM TODA ESSA PAPELADA.

PRIMEIRA PARADA: o endereço da empresa de logística que aparece no Bl: olhe a coluna da direita, campo nove, onde se lê 'document presentation'. Lá, você vai deixar uns 500 reais e pegar carimbos.Lembre de pegar o endereço do armazém e do escritório da companhia (neste último, você vai pagar a armazenagem – deus te ajude! – vide abaixo). Isso te credencia pra ir pra receita - prédio enorme escrito alfândega:
PRAÇA DA REPUBLICA S/N
8h30 as 12h e 14h as 17h

Sugiro que pare o carro por ali. Dá pra fazer tudo a pé. Tem um estacionamento com bom preço do lado oposto da rua/praça.
Vá ao setor de bagagem. Comece a despachar, vá seguindo instruções. Terminou a receita, após muita andança e umas 3 horas.
Passe na marinha mercante com a DSI e os comprovantes. Você pedirá isenção de taxas da marinha mercante. R. Augusto Severo, 7. Perto. Rápido, cerca de 15 min.
  Somente no dia seguinte, após despachos na receita, seu envelope e processo DSI chegará ao armazém, em torno de 9h. Entre para conferir a mercadoria com o fiscal da receita federal - é obrigatório. Insista na portaria. Tem uns idiotas que não estão acostumados com “pessoa física’. Mais um papel e um carimbo.

  Volte pra região da alfândega e vá no prédio da fazenda estadual: um prédio clássico, que fica à direita do da alfândega (olhando de frente, o único prédio na praça à direita). Despache o impresso do ICMS (junte passaporte, rg, cpf e docs da receita, incluindo a isenção) e não ESPERE competência. Vão demorar até umas 15:30 pra te devolver as coisas despachadas de manhã.
Enquanto a fazenda estadual "trabalha", vá pagar o armazém no endereço do escritório, que você já deve ter (pegue naquele primeiro lugar onde carimbou o Bl). Pague a conta. Vai morrer com mais de mil. Segundo eles, é calculado sobre o valor que você declara na receita, volume, peso, e tempo. O tempo é cruel. Seja rápido para não pagar mais.
  Pronto! Tá livre pra pegar suas coisas. Contrate um carreto ou alugue uma Van, e leve suas coisas. O que você resolve sozinho em dois ou três dias, o despachante levaria um mês ou mais, fora os honorários dele.
Espero que pessoas comentem, me corrigindo e completando, para que editemos um tutorial completo e bem abrangente.

Por fim, reforço que minha intenção, ao empenhar tempo nestas linhas, é disseminar conhecimento e iluminar as trevas dos processos e instituições deste país, mesmo que em uma escala mínima.

Abraço, Rafael.

36 comentários:

  1. Rafa,
    Parabéns pelo texto e pela iniciativa! Concordo integralmente com as suas palavras sobre criar dificuldades para vender facilidades, de caixas de banco a agentes alfandegários, e acho que realmente muito do "serviço" prestado é, na verdade, um jeitinho bem meia boca para a ineficiência premente!
    Obrigado e boa sorte com sua via crucis aí!
    Abs
    Burns

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  2. Rafael,

    Estou começando essa briga. Contratei para que minha mudança seja transportada de Londres para Canoas - Rio Grande do Sul pela Intercargo. Recebi uma ligação de outra empresa (Asia Shipping) dizendo que a mudança está em Montevideo (?) e que preciso enviar uma papelada para um despachante trazer para o Brasil.

    Portanto meu problema é anterior, porque a bagagem nem está no Brasil ainda. E não encontro na internet NENHUMA informação sobre como um cidadão honesto, interessado e com QI médio pode resolver esse problema sozinho, sem despachante.

    A lista de documentos que o despachante pediu contém 14 (QUATORZE) documentos e cópias autenticados e assinados em cartório!! Apenas em procurações e requerimentos! Fora os 18 (DEZOITO) documentos relacionados a mim e a carga propriamente dita, também copiados e assinados em cartório. São TRINTA autenticações.

    Seria muito difícil a receita federal ter uma página em seu site explicando o que fazer? Ou ninguém tem interesse que tal página exista?

    Obrigado pelo seu post! Nem sabia que existia uma BL! Já pedi para que a empresa original me envie.

    Abraço,
    Roger

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  3. Rafael,

    Munido de um pouco da sua coragem, estou devassando novamente o site da receita federal. Me parece que para fazer a DSI de bagagem desacompanhada de viajante não é necessário registro no siscomex:

    http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/procaduexpimp/DespAduSimplific.htm

    Att,
    Roger

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    1. Caro Roger: senti que seu problema é maior que o meu. COMO FOI PRA MONTEVIDÉO??? Isso não pode te causar nenhum ônus! Cara, sobre as cópias autenticadas: você não precisa nada disso, se for pessoalmente. Só as cópias e os originais, que eles validam por lá e aceitam.
      Pra fazer a DSI, eu acho que precisa de uma senha, que você pega em qualquer Secretaria da Receita Federal. Mas, se der pra fazer a DSI direto, mãos pro céu! O agente fez pra mim, na hora, na Aduana (cara muito legal!).
      Eu fiz estes posts como uma espécie de redenção pelas dificultades que me foram impostas e de luta teimosa e obstinada contra um sistema injusto. Tens razão: qualquer cidadão honesto, com QI médio, tem que conseguir liberar uma mudança sem ser roubado! E também acho que devia ter um tutorial no site da Receita. Mas, quem ganharia com isso?

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  4. Ola Rafael,
    Parabens pelo post. Vai ser perfeito para mim, pois estou preparando minha mudanca para o Brasil este ano.

    Queria apenas saber que empresa voce contratou em Londres para mandar a mudanca para o Brasil e se voce recomendaria esta empresa.

    Muito Obrigada.

    Gabriela

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  5. Oi, Gabriela. Eu usei a SHIPIT.COM. Aí em Londres, foi tudo OK. Mas lembre que aqui você terá a despesa com a ´logística´- 700 reais, mais o armazém. Era a cotação mais baixa. Interessante ver se outras empresas entregariam direto no tal ´porto seco´, sem os 700 reais de custo.
    Abraço.

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    1. Oi Rafael, obrigada pela dica. Fiz contato com a shipit e uma outra empresa em Londres.

      Uma empresa no Brasil que faz mudanca port a porta me passou um oracmento de 8mil reais so para as despessas com a alfandega do Brasil, por isso quero ver se consigo fazer isso sozinha pois este valor eh um absurdo. A mesma empresa me disse que levaria 30 dias para a liberacao da minha carga a partir do dia de chegada no Porto.

      Decidi fechar um container para as minhas coisas, e apesar de nao encher o container toda, acredito que esta eh a maneira mais tranquila de ter tudo declarado so no meu nome.

      Estou na duvida na primeira parte do processo de liberacao da carga no Brasil.
      Como fico informada que a carga chegou ao Brasil para correr atras da liberacao? Eles enviam algo para o meu endereco?
      Voce tem uma ideia de quantos dias antes de sermos avisados a carga eh levada para o armazem? Pelo que entendi sua carga ficou mais de uma mes.
      Toda ajuda eh bem vinda.

      Muita Obrigada.

      abs,

      Gabriela

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    2. Quando chegar no Porto, sozinha, você libera em no máximo 72 horas. Você receberá o Bill of Landing (BL) no seu endereço no Brasil. Isso é importantíssimo - NÃO PERCA!!! Com o tal BL tudo se inicia.
      O BL chega até antes da carga, ou junto. Meu problema foi ter confiado em um despachante, que enrolou, enrolou e não fez o que tinha que fazer.... No mais, eu não sabia que era mais fácil ir diretamente a Santos.. Boa sorte!

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    3. Oi Rafael,

      So queria confirmar com voce se as copias de documentos que voce menciona acima precisam ser autenticadas ou copias simples, uma vez que terie os documentos originais tb em maos.
      Obrigada,
      Gabriela

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    4. Oi Gabriela, estarei passando por isso em junho 2013 (montreal-Santos) e tb estou penssando em fazer exatamente isso: container de 20 e sem despachante. Um despachante me passou o orçamento e ele estima 30 dias de armazenagem, por $3600! Mas o Rafael diz que fazendo sozinha eu levo 3 dias (não dá pra entender, pq muitos despachantes q dão informações online falam desses mesmos 30 dias, e como uma pessoa física faria em 3...?) Mas enfim, O que eu gostaria muito de saber é se deu tudo certo pra vc no porto e quanto acabou gastando no final (tempo e $).
      Obrigada,
      Karla

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  6. Ola Rafael, obrigado pelo post. Eu o imprimi assim que decidi voltar do Canada e tudo foi certinho. O Armazem realmente consome uma grana. 14 dias para uma carga (bagagem desacompanhada como é chamada) ficou em 1860 reais. Então. Não dá pra vacilar e deixar pra depois. Quando fazemos nós mesmo (no ramo aduaneiro fala-se próprio) o pessoal da alfandega (receita federal) é muito atencioso. O importante é ser honesto e objetivo. Eu tinha tentado fazer a senha no Sincomex pelo site mas decidi fazer pela Alfandega mesmo. O pessoal é bem gentil. Yes. Com sorte, 2 dias em Santos é suficiente pra fazer tudo, talvez 3 pra pegar a cargo no terminal, uma vez que é preciso agendar (no caso do armazem Bandeirantes que foi o que guardou o meu). Todo processo exigem batante organização e paciência. alexandresp

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    1. Que bom ter ajudado!
      Acho esta troca de informações fundamental. 14 dias 1860 ... caro! Era grande seu carregamento?
      Abraço!

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    2. Ola Alexandre, estaremos voltando do Canada em junho 2013 e gostaria muito de poder trocar umas idéias com vc. Queremos fazer exatamente o que o Rafael fala e vc disse que deu tudo certo! Aliás vc é a única pessoa que eu achei na internet q a mudança de volta para o Brsil deu certo. Por favor, como posso te contactar?
      Obrigado! Karla (karla.ricci2000@gmail.com)

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    3. Oi Alexandre, por favor, esclareça uma coisa... se vc fez tudo em 3 dias, porque cobraram 15 dias de armazenagem?
      Obrigado!

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    4. Karla, eles cobram a armazenagem por períodos, acho que vence a cada 7 dias. É como o Alexandre disse: organização e paciência! Peguei minhas coisas recentemente, ganhei o processo, mas o armazém está recorrendo... Vejamos o próximo capítulo...

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    5. É verdade, outra pessoa me informou que o armazem que ele usou combra por período de 15 dias (!!!) e que não tem conversa. Ele usou 3 dias apenas e pagou pelos 15. E não tem como fazer uma pesquisa e escolher o melhor negócio. Então se conseguir um armazém que cobre por período de 7 dias é pura sorte (quem sabe eu terei!).

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    6. Oi Alexandre, eu vi seu poste e gostaria de saber mais detalhes da sua transação do Canadá para o Brasil. Eu e minha esposa estamos querendo voltar no final do ano e estamos correndo atrás de todas as informações. A gente mora em Montreal. Se tiver como a gente entrar em contato com você talvez você possa nos evitar alguns contratempos no processo. Valeu demais pelo post. Meu e-mail é vieirabh@gmail.com

      Felipe & Renata

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  7. Rafael seu texto é bastante esclarecedor, parabéns pela idéia e boa vontade em ajudar pessoas que, como eu, estão passando pelos mesmos problemas. Eu e minha família viemos da Holanda, onde meu marido tinha ido estudar, e enviamos algumas coisas por navio pq todos diziam que saia mais barato, realmente, mas só se contarmos os valores pagos do transporte do país de origem para o Brasil, se contarmos todos os encargos daqui, aí a história muda... Pra começar, nossas caixas, depois de embaladas passaram 8 cm de 1m3 e tivemos que pagar por 2m3...rsrs... Ela chegou no Brasil no final de março e qdo recebemos os valores a serem pagos, não sabíamos do que se tratava e até sabermos os dias já tinham passado, pagamos quase R$ 500 para liberar e achamos que seria tudo...kkk... como moramos longe, tivemos dificuldade de encontrar quem pudesse buscar as coisas, pois não tínhamos grana pra pagar, agora que temos alguém, não podemos pagar os valores absurdos! Pensamos até mesmo em deixar por lá, mas temos coisas de valor emocional, nada material. Vou tentar conseguir todos os documentos que vc sugere e ir até Santos ainda essa semana. Vc não colocou nada sobre o resultado de sua ação judicial e se conseguiu, por fim, liberar sua carga. Bem, uma coisa aprendemos, como vc bem disse, traga tudo que puder e o que não puder pelo avião. Caso nós tivéssemos feito isso, gastaríamos menos, com certeza e já estaria com tudo em casa. Muito obrigada! Silvana

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    1. Obridado pelo comentário, Silvana. A coisa é irritante mesmo... parece que querem nos vencer pelo cansaço... Então, saiu a sentença, mas a empresa não acatou (ainda). A juíza me concedeu o direito de retirar as coisa pela metade do valor declarado, 500 reais.
      Me arrependo de não ter mandado coisas no avião e jogado o resto. O mais interessante e importante, meus livros, estão naquela maldita bagagem! Boa sorte. Como foi em Santos?

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  8. Ola Rafael. Eu moro na Holanda e estava pensando de mandar as minhas caixas pelo TNT Post (correio), você acha que é mais facil? Preciso mostrar todas estas papeladas pra eles também? Só pra confirmar, o limite maximo por mes é de U$3000 correto? Abs. Priscila

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    1. Tenho uma colega medica que fez isto. Sinceramente, acho que dá menos trabalho. Você vai precisar mostrar os papeis na receita, senão, vão te taxar em 60%! veja o limite no importa fácil dos correios. Acima de 500 dólares, você tem que preencher a dsi, declaração simplificada de importação.. Boa sorte!

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Rafael, boa tarde!
    Meu namorado está se mudando de Portugal para o Brasil e está organizando a mudança. Seus bens ocuparam um volume de 2m³ e ele já está providenciando o transporte para o porto de Santos por 450 euros.
    Entendi ssas instruções para a liberação da mudança, mas estou preocupada com os gastos, pq se forem abusivos, talvez seja melhor desistir deixar tudo em Portugal.
    Se for possível, por favor, nos esclareça, o que vamos pagar em Santos além do armazém?
    Se conseguirmos desembaraçar tudo em 3 dias, será que gastaremos mais de R$ 1.000,00?
    Deixo aqui meu e-mail, caso alguém tenha alguma informação para nos ajudar: ale.rique@gmail.com
    Att.,
    Alexandra

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    1. Desculpe a demora, não entrava aqui há algum tempo. Deu certo a mudança? Acho que gastará em Santos uns 1000 mesmo, no mínimo. Veja o que você contratou na origem, em Portugal: inclui alguns dias de armazenagem? É door-to-door? Senão, paga tudo o que eu paguei...

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  11. Muito bom este blog!! Ja da muita informaçao! Eu estarei enviando minha mudança da Bélgica para o Rio de Janeiro, pena que nao encontrei algo assim para o porto carioca :( Ja quase desisti varias vezes de enviar, mas tendo 3 filhos e um monte de brinquedos e roupas e etc... Nao queria começar tudo do zero no BR.
    Eu ia fazer com um despachante mas comecei à pensar que eu fazendo seria melhor. Tenho uma duvida sobre o valor que o Macintask informou do armazem: este valor é cobrado mesmo por quinzena? Nao tem como pagar diaria? Um despachante tinha me falado este valor tb para a minha carga (containner 20 pés). So que a empresa q eu contratei na BE diz que ja esta incluida no preço uma quinzena (disse que é praste), inclusive aqui na BE nem pagarei armazem justamente por causa disso! Vcs ja ouviram falar nisso??? Outra duvida seria: o que eu poderia adiantar qdo chegar no Rio antes da carga? O navio parte no dia 05/12 e eu no dia 07/12, portanto terei uns 15 dias para fazer alguma coisa... Alguém indica o q? :) E quem vai me avisar que a carga chegou? O armazem? Bom, obrigada pelas dicas!!!
    Abraços, Carla

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  12. Olá!
    Achei esse fórum de extrema importancia para quem estará passando pelo processo de mudança de volta para o Brasil. É uma pena que os comentários mais recentes não tenham obtido nenhuma resposta das pessoas que já passaram por isso. Eu imagino que quem conseguiu, foi com muito esforço e a última coisa que deve passar pela cabeça é voltar num blog como esse. Eu estarei fazendo a minha mudança em junho 2013 e preciso muito de qualquer informação de experiências prévias. Já consegui várias nesse e em outros fóruns e fico muito grata, mas ainda restam dúvidas. Quando tudo tiver acabado e, se Deus quiser, eu consigua ter uma boa experiência, não esquecerei de voltar e passar as minhas aprendizagens pra frente.
    Aguardamos contato! Obrigada...

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    1. Vá perguntando... No que eu souber e puder, ajudo...

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    2. Obrigado Rafael, você já ajudou bastante mesmo. Juntando todas as informações o meu cálculo é que eu gastaria uns 5 mil dolares com um container de 20', sendo 3 mil com o transporte de Montreal até Santos e 2 mil (uns 4 mil reais) com a liberação no porto, por conta própria. Agora é só decidir se o que tenho no meu ap aqui compensa essa despesa. Para quem estiver buscando informações, muita coisa pode ser também encontrada no forum do Vlad:
      http://tupiniquimpt.wordpress.com/2011/04/08/mudanca-container-de-portugal-para-o-brasil/
      Abraço

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  13. Gostaria de agradeçer vc, porque lendo o seu BLOG, encorajei e resolver fazer td sozinha aqui no Rio. Sendo so 15 caixas e 419Kg, achei os preços dos despachantes muito exagerados. Foi muito cansativo, mas em compensaçao tive muita ajudadas pelos Orgaos envolvidos e tb encontrei muita disponibilidades,educaçao, radidez e eficiencia. Poderia ter feito tds os documentos em um so dia, se nao tivesse chegado no Centro do Rio, ja as quase 11.00, mas no dia seguinte as 12.00 ja tinha tds doc prontos. Porem tirei as mercadorias no 3° dia, porque ja tinha contratado com a transportadora o dia. Gastando em td 1.588,00 (liberaçao BLL + armazem). Obrigado, vc foi uma grande ajuda.

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  14. Olá, Rafael.

    Eu também contratei a 1st move international(que coincidência!! ou não :P) pra transportar minhas coisas de Londres pra Sao Paulo. Até agora está orçado em 1m3, tudo bem. Daí eles me deram a sugestão de um agente aduaneiro chamado Gildo dos Santos - foi esse quem tu usaste? Ele me mandou a tal da proposta. custo da BL e outros tudo bem, 2200 por uma semana de armazem, daí calculei 4000 reais!!!só que lá isso é pra um container de 20 toneladas. Ele me mandou primeiro guardar 6000 reais, quando eu disse que era só 1 m3 ele respondeu ah então relaxa 4000 deve dar sim. QQQQQ? Eu queria saber se foi esse cara quem eles indicaram pra ti, e principalmente quero dicas sobre armazem, como controlar isso, esoclher qual e pesquisar preços. Meu objetivo já era alugar uma van eu mesmo mas teu blog me deu coragem pra fazer tudo sozinho. Aguardo sua resposta. Abraço

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  15. Tive uma experiencia relativamente tranquila com a minha mudança. Vou compartilhar aqui os pontos básicos e depois criou um guia passo a passo em algum lugar. Quando ainda estava em Londres contratei os serviços de uma empresa brasileira que organizou o processo de embalar e coletar minhas coisas no meu apartamento em Londres, contratou o frete (full container de 20') e organizou a entrega no meu endereço no Brasil. A única coisa que eu pedi para ser retirada do orçamento foi a liberação da carga no Brasil, já que eu mesmo iria fazer essa parte. O motivo principal para eu decidir liberar a carga pessoalmente era agilizar o processo. Há alguns relatos na internet de que a liberação é mais rápida indo na receita pessoalmente e eu não queria arriscar pagar armazenagem no porto e demurrage (taxa cobrada por atraso na devolução do container). Não é um processo muito comum (liberei minha carga em Paranagua em Dezembro e segundo me disseram lá o meu era apenas o quinto processo do ano feito sem despachante) mas é muito simples (ainda que um pouco trabalhoso) desde que os documentos estejam em ordem. Fiz todo processo sem ter que me cadastrar no Siscomex e a própria funcionária da receita preencheu a DSI baseado na lista de bens que eu entreguei pra ela. A liberação em si demorou menos de 24 horas, mas há outros processos que precisam ser feitos para liberação da carga no porto que me obrigaram a ir pra Paranagua pessoalmente uma segunda vez.

    O ponto fundamental é que, ao contrário do que muita gente diz, o processo é sim diferente quando a liberação é feita pessoalmente. Usando um despachante a liberação na alfandega segue os procedimentos de uma importação normal, com entrada dos dados no siscomex, entrega de documentos, aguarde de um canal de parametrização no sistema (o que leva de 3 a 5 dias) e aguarde da liberação pelo fiscal (o que pode levar dias também). Indo pessoalmente a liberação tende a sair logo após a DSI ser registrada e essa liberação é determinada pelo agente da receita ao invés de automaticamente pelo sistema do Siscomex.

    Este é um serviço que nenhum despachante pode oferecer. Somente indo pessoalmente você pode ter acesso a essa maior agilidade de processo. Isso não impede que você use um despachante como consultor, para dar instruções de o que precisa ser feito em cada etapa (o que ajuda bastante), mas o despachante não vai agir como seu representante legal neste caso. O ponto principal é agilizar a liberação da carga e não gastar com armazenagem no porto. A economia com despachante é menos relevante.

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    1. Bom dia, Olá, meu irmão está vindo de Portugal para o Brasil e pretende trazer a sua mudança em um container de 20m3, Porem ele tem pouca coisa, tem só uns 10m3.
      Ele vai trazer a papelada toda pronta e precisa saber:
      - Preço para desalfandegar.
      - Como ele faz para saber quando o container chega ao Porto.
      - Se ele pode pedir a alguém para ir buscar a bagagem ao Porto ou se tem que ser alguma empresa a trazer até a residência.

      Aguardo uma resposta rápida, pois temos muita urgência em resolver esta situação.

      Com os melhores cumprimentos.
      Manfriane Rodrigues da Silva

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  16. Ola,
    Preciso de informacoes, como todos eu tb vou mandar minha mudanca para o Brasil, de Londres para Santos, sao 4m3 de caixas, e estou com medo de quantro pode me custar tudo isso, se tiver que pagar por uma semana de armazenagem, quanto pode me custar?
    e como saberei que minhas caixas ja estao no porto de Santos? quem aviza?

    Por favor me ajudem

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